terça-feira, 10 de junho de 2014

Chamada para a antologia Piratas


Piratas navegam em nossa imaginação há milênios. E eles realmente existiram; o primeiro a usar o termo foi Homero, na Grécia Antiga, em sua obra Odisséia, para descrever aqueles que pilhavam navios e cidades. Desde aquela época, os piratas continuaram existindo: navegaram pelos sete mares, procuraram tesouros, promoveram saques, até chegarem aos dias de hoje, em que o termo “pirataria” é aplicado a qualquer pessoa que viola algo, vende e distribui produtos sem a autorização de seus proprietários. Não deixa de ser parecido com o que faziam os piratas antigos que, essencialmente, roubavam e praticavam crimes.
No entanto, na literatura, os piratas também adquiriram um ar mais romantizado e povoam nosso imaginário por isso, especialmente na literatura de fantasia. Com vestimentas ornamentadas, longos bigodes, usando espadas em duelos sangrentos... Eles podem ser vilões, como o Capitão Gancho, ou até mesmo mocinhos (ou anti-heróis), como Jack Sparrow em Piratas do Caribe.
Seja vilão, anti-herói ou mocinho, com uma abordagem mais real ou fantástica, o que procuramos na coletânea “Piratas” são histórias sobre pirataria, sobre capitães e marujos, sobre mulheres piratas, piratas em contos de fadas, piratas do mundo cibernético e até mesmo piratas do espaço, ou o que sua imaginação permitir. Serão aceitas histórias dos gêneros de fantasia, ficção científica e até mesmo horror, mas saiba que uma pitada de romance em algumas dessas histórias pode ser tão estimulante quanto um gole de rum.
As submissões deverão ter entre 20.000 e 32.000 caracteres. Os contos que ultrapassarem estes limites não serão automaticamente descartados, desde que apresentem qualidade literária e se enquadrem na proposta da antologia.
“Piratas” receberá contos entre os dias 10/06/14 e 20/09/14. As histórias não enviadas no período estipulado serão automaticamente excluídas da seleção, mesmo que apresentem qualidade literária. Os trabalhos aprovados se reunirão em uma coletânea junto a um conto escrito pela organizadora.
Ao submeter seu trabalho por e-mail, tenha o cuidado de manter um endereço eletrônico ativo, além de não se esquecer de dados essenciais como: nome, data de nascimento, cidade/estado e telefone. As submissões deverão ser realizadas através do endereço eletrônico cataventoeditora@gmail.com com cópia para kvs.alvares@gmail.com. No título do e-mail deverá constar o assunto conforme o modelo ANTOLOGIA PIRATAS – NOME DO AUTOR.

Boa sorte, piratas!
Organização: Karen Alvares
Edição: Cata-vento

9 comentários:

  1. Sensacional, boa sorte! Pergunta: vale variantes como bucaneiros e corsários?

    ResponderExcluir
  2. A que faixa etária o conto se destina? Adultos? Jovens adultos? Adolescentes?

    ResponderExcluir
  3. Luiz Felipe, valem também bucaneiros e corsários, mas a organizadora aqui tem uma quedinha toda especial por piratas (do olho de vidro e da perna de pau! rs).

    Claudia, não há faixa etária definida para os contos. Pode deixar sua imaginação à solta.

    ResponderExcluir
  4. Na contagem do limite de caracteres dos contos estão incluídos os espaços?

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gostei bastante da iniciativa.
    Quantos contos são permitidos por autor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor pode enviar quantos contos quiser, mas só um poderá entrar na seleção.

      Excluir
  6. O conto poderá ser publicado até que horas, no dia 20 de setembro de 2014?

    ResponderExcluir